sexta-feira, 28 de julho de 2017

Conheça os diversos tipos de panelas e entenda para que serve cada uma


Existem vários tipos de panela no mercado, isto gera dúvidas na hora de comprar e também utilizar. Foi pensando nisso que o nosso cheff preparou estas dicas para auxiliar as donas de casa e amantes da culinária a usar a panela adequada para cada receita.

Panela de Alumínio: é uma das mais comuns, leve, resistente e prática. Vai bem para fazer frituras, doces e refogados, pois não gruda e mantém o sabor dos alimentos. O único problema deste tipo de panela é que o alimento não pode permanecer por muito tempo, para não correr o risco de desprender resíduos de alumínios. O ideal é retirar os alimentos ainda quentes para guardar em outro recipiente.

Panela de Alumínio Antiaderente: Também não gruda alimentos. É ótima para qualquer tipo de preparo, mas o uso de utensílios tem que ser de plástico ou silicone para não arranhar a lavagem especial com esponja macia.

Panela de Aço Inox: este material dura bastante e é ótima para cozimentos que demandam um pouco mais de tempo. Não são boas para frituras, pois esquentam muito rápido e queima os alimentos quando imersos em óleo. Ela deve ser armazenada sempre seca para não escurecer o material.

Panela de Cobre: Duram gerações. Facilita o cozimento e são lindas. São pesadas e o preço também costuma ser um pouco alto, mas valem a pena. Precisam de polimento constante para manter a cor original.

Panela de Barro: São duráveis, mas não resistem a quedas e batidas. Na limpeza, é preciso atenção para eliminar todos os resíduos de alimentos. São ideais para moquecas, caldos, vatapá, peixes e frutos do mar. São mais pesadas e mais caras.

Panela de Ferro: São indicadas para receitas que necessitam de cozimento lento. Com elas é mais difícil queimar um alimento, porque apesar de bastante quente, o calor é conduzido lentamente e uniformemente. Excelente para sopas, caldos, molhos. Devem ser secas imediatamente após a lavagem, para não enferrujar.

Panela de Vidro: São ideais para receitas do dia a dia. Além de serem lindas, são fáceis de limpar e são bem resistentes desde que evite choque térmico e batidas. Não pegam gosto nem cheiro de comida.

Panela de Cerâmica: Boas para o dia a dia e também para cozimento lento. São muito resistentes, duram anos e a limpeza é simples. Há estampadas, coloridas de diversas cores, o que dá um charme para a cozinha.


Panela de Titânio: Apesar de caras e difíceis de achar elas duram anos, não grudam e são fáceis de lavar. São ótimas para grelhar, refogar e fritar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário